domingo, dezembro 06, 2009

Pega no flagra no vestibular

Hoje, dia 6 de dezembro, eu fiz a segunda etapa do Enem. Em junho fiz a prova da UERJ; em outubro, PUC. Diferentemente da maioria dos inscritos, a minha maior preocupação nesses 5 dias de prova não foi o conteúdo. Afinal estou no 2o ano! Queria treinar - considero errar uma maneira mais fácil de aprender - e saber como eu me comportaria em dias decisivos. No final, acabei juntando mais informações sobre o vestibular das quais eu não tinha conhecimento. A mais surpreendente: a facilidade de colar. Em segundo lugar: os erros de português no quadro.

O que fazer para ter a sua prova retirada no vestibular? Nesses 2 vestibulares e 1 Enem de que eu participei, eu já ouvi celulares e gente espiando a prova antes da hora. Porém nunca vi alguém sendo punido. Só verbalmente - que foi o que aconteceu com um senhora, neste domingo, quando ela espiava a prova antes da hora.

A mulher só a advertiu "Não pode abrir a prova antes de uma 1 hora, hein". Pelo menos isso, porque na PUC nada fazem enquanto metade da turma começa a ler a prova 10 minutos antes do permitido. No segundo dia de prova da PUC, aconteceu o inevitável. Após as inspetoras da sala ignorarem o fato. Uma mulher, superior às que ficam na sala, notou o adiantamento da menina, ao por acaso entrar na sala, e falou "Você está olhando a prova? Elas não disseram que não pode?" Depois de duas perguntas em alto tom, a menina fechou a prova e não deu um pio. A meu ver, o vestibular da UERJ foi o mais organizado. Caso você levasse celular e outros eletrônicos, eles ficariam lacrados com a inspetora - junto à identidade. As duas fotinhas deste post foram tiradas no meu fim-de-semana.




Fiquei mais marcada com o texto escrito no quadro quando fiz PUC. Quando eu e minha amiga estávamos na fila, logo notei a falta de acentos nas palavras - ou o lugar errado deles. "termino" (em vez de término), "inicío" (em vez de início), entre outros. Sábado não foi muito diferente. Tentei registrar com o meu Iphone o erro de concordância, mas acabei cortando a palavra mais importante. Aquela frase não sai da minha cabeça "Os três ultimos (sic) alunos sairá (sic) juntos [...]". Levei uma facada antes de começar o exame.
--
Clique aqui para ler o texto de mais uma vítima do Enem.