sábado, outubro 09, 2010

redações de escola

Na garupa do desenvolvimento

Numa época em que gozamos de artimanhas cada vez mais inovadoras, nota-se que a solidão tem se alastrado na população mundial. De quem é a culpa, afinal? A tecnologia, oriunda do desenvolvimento, tem tornado as pessoas mais isoladas, antissociais?

Na geração atual, em que se pode fazer quase tudo de casa, atrás da tela do computador, os cidadãos evitam sair de casa – até mesmo por falta de tempo – e trocam o contato pessoal por virtual. Uma sexta-feira com amigos no bar, por exemplo, hoje foi substituído, por muitas pessoas, por mensagens em redes sociais, como FaceBook.

Além da tecnologia, outros meios também estão relacionados aos crescentes índices de vítimas da solidão. Acidentes fatais fazem com que crianças sejam órfãs ou mesmo adultos percam parentes próximos. Caso não haja apoio de amigos, o indivíduo terá tendência de ter problemas emocionais, entre eles a depressão, que pode ser consequência da solidão.

Nesse início do século XXI, são vários os problemas, devidos ao desenvolvimento econômico ou não, por isso continua sendo necessário um investimento maciço em saúde por parte do poder público, além de recursos para a especialização de profissionais da área. Quanto à população, pode-se conscientizá-la por meio de campanhas nos meios de comunicação.

Data de 08.24.2010

Vc tc bem?

A internet está, de fato, cada vez mais presente em nossa vida. A sua presença faz com que perguntas surjam: o jornal impresso vai acabar? A internet terá o seu próprio idioma?

Alguns afirmam que a comunicação monossilábica, como Saramago antes de falecer em entrevista ao jornal O Globo, e a vida antissocial são os próximos passos.

Por outro lado, existem os que defendem tanto o diálogo quanto o texto em poucos caracteres, como acontece no Twitter. Afinal, os cidadãos, que trabalham 44 horas semanalmente, não têm tempo excedente e precisam se informar e conversar.

Não há risco algum de a população mundial se tornar monossilábica, como temem grandes nomes da literatura. Precisa-se somente definir quando é o caso do português formal e do informal, com abreviações.

Data de 09.07.2010


Rio de Janeiro, 13/09/2010

Prezados senhores,

Eu tomei conhecimento de uma carta, publicada na coluna de Moacyr Scliar do dia 14 de agosto de 2000 no jornal Folha de S.Paulo, em que o remetente lhes pedia um par de tênis Nike falsificado que seria destruído.

Entendo a situação na qual o pobre cidadão se encontra, contudo, peço-lhes que não cedam quanto à destruição de tênis ‘piratas’ da marca de vocês. Trata-se de um incentivo ao mercado ilegal, e a Nike, uma multinacional, não pode dar um exemplo desse.

Como o caso ganhou notoriedade e espaço na mídia, pelo bem da imagem da empresa, recomendo a doação de um par original de calçados Nike ao paulistano humilde.

Cordialmente,

Agcc

Data de 09.13.2010

Retrocesso do século XXI

Apesar de países estarem cada vez mais desenvolvidos, infelizmente, a questão da luta contra o preconceito permance quase inabalada na sociedade. Afinal, qual medida deve ser tomada para a extinção - se é que é possível - do preconceito?

Atualmente há, no Brasil, um grande problema de inserçaõ social, pois o pobre não pode frequentar lugares em que o rico vai ou, quando pode, é mal recebido. Fora o fato de que o ensino superior é de difícil acesso ao estudante que não frequentou uma escola com bons professores, caso de muitas escolas públicas.

Fora do Brasil, podemos enumerar casos de preconceitos, como o religioso e o étnico. Na Alemanha, por exemplo, há um grande desprezo por imigrantes turcos. Assim, reconhecemos mis uma situação de preconceito, só que ao imigrante que não reconhecido como cidadão daquele país.

Para solucionar tais preconceitos, é necessário que haja um investimento maciço em educação paraa conscientização da atual geração, campanhas mundiais e, claro, que a cultura acumulada nas pessoas seja crescente. Caso o preconceito continue crescente, é recomendável a punição - seja por meio financeiro ou não - do preconceituoso.

Data de 09.20.2010

ps: desculpe a repetição de palavras e o péssimo texto, a redação foi feita no recreio. rs