sábado, outubro 09, 2010

vows

Antes de escrever sobre a teoria de que o candidato oposicionista (é mesmo?) José Serra não quer ganhar a eleição para presidente, vou explicar o porquê dos meus votos, até porque quero poder ler e me lembrar disso quando for mais velha (como se eu já fosse velha hoje, né?), tá?

Vou seguir a ordem da urna eletrônica.

Para deputado estadual:
Desde o início, eu ia votar na Cidinha Campos, pois antes da campanha para a eleição, eu via vídeos dela falando poucas e boas na Alerj, seguia no Twitter e etc. Contudo, eu nunca gostei do fato de ela ser do PDT. Com a proximidade das eleições, descobri que ela seria puxadora de votos do partido, isto é, o estado todo ficaram infestado com a carinha dela. Urg. Além disso, quando acessei a ficha dela no site do TSE, vi uma declaração de bens um tanto estranha, pois só tinha joias e jois, já que o restante, como dizia no site, estava declarado no nome do cônjuge. Bad. Faltando duas semanas para a eleição, a minha consciência começou a pesar. Isso fez com que eu perguntasse a outras pessoas em quem elas votariam. Sempre (Marcelo, PSOL) Freixo. Tinha certeza de que ele seria facilmente eleito, e, com esse cálculo maluco, não queria trazer mais gente do partido, apesar de considerá-lo um bom voto. De última hora, consegui uma recomendação diferente: André Esteves, do PV. Poxa, eu já ia votar na Marina de coração e no Gabeira sem opção, e seria mais um voto para o PV. Fiquei de pesquisar mais sobre o candidato. Sem bem declarado no site do TSE, mas gente de confiança me disse que foi por erro do partido, propostas legais, me respondeu no Twitter, adicionei no FaceBook, fui no comitê. É foi esse aí. 43043. Infelizmente não foi eleito.

Para deputado federal:
Ia votar no (Marcelo, PSDB) Itagiba. Meu pai falou bem dele. Meus amigos da escola (!!) falavam dele. Parecia ter uma proposta coerente. Só que... com a proximidade das eleições, estressou-me muito em relação à propaganda irregular. Cara, se o candidato tem um proposta boa e tal, por que ele precisa investir tanto, mas taaanto em material de campanha? A duas semanas do dia 3 de outubro, a Veja Rio trouxe uma capa para não jogar o voto no lixo em que trazia candidatos a Alerj, Câmara dos Deputados e Senado com problemas. Entre eles, para a minha surpresa, constava o nome de Itagiba com problemas com a Receita. Ora bolas, eu, que fui às duas passeatas do Ficha Limpa, não vou votar em candidato sujo, né? A revista na semana seguinte trouxe uma carta resposta do Marcelo Itagiba que não convenceu. Meu pai e eu chegamos a discutir sobre o assunto, já que o meu pai conhece o candidato. Deu no que deu. Parecido com o caso do deputado estadual, perdi meu candidato a poucas semanas do dia 3 de outubro. E lá fui eu correr contra o tempo. Perguntei às pessoas em quem elas votariam a deputado federal. Sempre (Alessandro, PT) Molon e Chico (Alencar, PSOL). Da mesma forma que o Freixo, eu sabia que ambos seriam facilmente eleitor e morri de medo do cálculo, apesar de considerar tanto Molon quanto Chico bons votos (até porque os vi nas duas passeatas do Ficha Limpa). Não sei.... Ou talvez eu somente não estivesse pronta para votar em gente do PT e do PSOL. Dunno. Recorri ao site do Ficha Limpa em que somente dez candidatos do Rio estavam, entre eles Gabeira, Chico e Molon (aliás, adicionei os dois últimos no FB para acompanhar de perto). Resolvi pesquisar mais sobre o (Marcelo, PSDB) Caléro - juro que não foi porque ele é bonitinho. Como o comitê do Serra é pertinho, fui ver o que o pessoal sabia do candidato e pedir material para ler. Das mulheres que estavam lá, somente uma sabia quem ele era e soube me passar alguma informação, enquanto que as demais disseram que ele mal passou por lá - ao que tudo indica só deu uma palestra numa noite em que só uma delas estava lá. Fiquei sabendo da proposta principal dele que, até para a tucana, era um retrocesso: desfusão de Estado da Guanabara do Estado do Rio de Janeiro. Fala sério. Desisti do cara. Comecei a pensar em voltar para o Marcelo Itagiba, mas não consegui depois de andar de bike na orla e vê-lo em dez bicicletas, uma seguida pela outra. Decidi votar nulo, depois de tanto criticar o voto. Eu juro que tentei encontrar um candidato plausível. Lulu, que queria saber meus votos, já ia de Xaolin. Mandei mamãe e vovó irem de nulo também. Na hora, eu não hesistei, fui mesmo é de 6666.

Para senador:
(continua no post "vows 2")