segunda-feira, outubro 11, 2010

vows2

continuando...

Para senador 1 e 2:
Faltou candidato bom mas, ao menos, eu sabia quais eram as opções, diferentemente da decisão para deputado em que é impossível saber quem são todos os que disputam uma vaga na Alerj ou na Câmara dos Deputados. Você nunca deve deixar de dar o voto a um candidato só porque tem uma baixa porcentagem nas pesquisas, né? Mas e se o caso for dar o voto a um candidato exatamente por ele estar entre os últimos nas pesquisas? Pode-se chamar isso de fuga da responsabilidade do voto? Já que o meu candidato não foi eleito, eu não tenho nada a ver com isso. Afinal, se o Senado Federal está com problemas, o que o presidente Lula tem a ver com isso se ele nem sequer vota no Maranhão, logo não votou no José Sarney? Enfim, cada um com a sua consciência, certo? Foi mais ou menos com o que concordou a minha turma outro dia. A culpa de o Tiririca ser eleito é exclusivamente dos milhões de paulistanos que votaram nele no dia 3 de outubro. O que nem todos conseguem ver é que é necessário puxar toda uma raiz para descobrir, de fato, onde se encontra o problema. Aquelas pessoas não sabiam que estavam elegendo um palhaço? Ou sabiam e quiseram continuar com o 'protesto' mesmo sabendo que elegeriam candidatos sujos na cola do Tiririca? Enfim, não quero me prolongar - até porque isso é só mais uma nuvem de pensamentos - e tem mais a ver com a eleição deste ano do que com a decisão dos meus votos ao Senado. (Marcelo, PRB) Crivella, (Jorge, PMDB) Picciani, Lindberg (Farias, PT) e Cesar Maia (DEM) eram os melhores [mais bem] colocados nas pesquisas. Nenhum desperta uma ascensão em mim, honestamente. Acabei gostando de uns projetos do Crivella no site Vote na Web, porém o candidato é Ficha Suja, envolvido com lavagem de dinheiro e tal. Além do mais, o jeito com que ele consegue os votos dele não é nada legal, vamos combinar, diria Paulo Moreia Leite. Já o Picciani foi aquele cujo patrimônio dobrou, quadruplicou, ou sei lá o que depois de ter entrado na política. Lindberg, ou Lindinho, vem de uma péssima administração como prefeito de Nova Iguaçu e se apoia em Lula e Dilma para crescer. Enquanto Lindberg e Picciani têm o apoio do PT regional, Lindberg e Crivella têm o do PT nacional. Lindberg estava bem de apoio, hein, apesar de as pesquisas o colocarem em terceiro, quatro lugar, ou seja, sem direito a cadeira em Brasília. Cesar Maia, depois do desgoverno de seu terceiro mandato na prefeitura do Rio, também oscilava entre o terceiro e quarto lugar nas pesquisas, o único candidato da oposição com chances de ser eleito senador pelo Rio, de acordo com as pesquisas, e foi por isso que votei nele. Sabia que a oposição estaria abalada em BSB e dia 3 isso se confirmou. Assistindo a uma análise na Globo News, fiquei sabendo que, com a campanha de Lula, diversos senadores não conseguiram se reeleger, como foi o caso do cearense Tasso Jereissti, que encerra a sua vida pública, e de Arthur Virgilio (AM). Algo dentro de mim queria que CM ficasse uns bons anos de castigo, mas fiquei receiosa por não querer Casas homogêneas. Votei no Cesar Maia para senador 2. Antes dele, logicamente, tive de digitar mais três teclinhas e 'confirma'. Se já estava difícil de escolhê-lo, quem dirá o segundo senador. Fiquei com o (Marcelo) Cerqueira, do PPS, pois foram várias as pessoas que me recomendaram, li coisas legais sobre o cara, apesar de ter pouca porcentagem, e , de qualquer forma, se eleito, ajudaria a oposição. Antes de terminar, eu gostaria de expor a minha tese de que o Lindberg Farias, do PT, só foi o mais votado para o Senado porque nós tínhamos de votar em dois senadores e, logo, ele foi a segunda opção de muita gente. Isso, aliás, é um absurdo, pois são poucas opções e, se você não quer anular, acaba tendo de escolher o candidato menos ruim para dar o seu segundo voto ou mesmo os dois votos. Ridículo! Ainda tem o outro fato ridículo de que o mandato de um senador ser de oito anos, ou seja, o dobro de um mandato para vereador, deputado estadual, federal, prefeito, governador, senador, presidente. Por que tanto tempo? Por quê? Ridículo mais ainda é obrigar toda a população a votar!!! Urg.
--
Correção de "melhor" para "mais bem" feita em 29 de outubro de 2010.

Para governador:
(continua em "vows3")