segunda-feira, novembro 23, 2009

A bondade das crianças



Nesta semana, eu vi com os próprios meus olhos (pleonasmo) o que era suspeito. O coração das crianças é, incomparavelmente, mais bondoso do que o nosso. Quando o nosso é bondoso, não é mesmo? Durante a aula de esporte, uma menina, cerca de 5 anos, fez questão de pegar a peteca do badminton que estava no chão. E ela não parou. Minha amiga e eu ficamos encantadas com a atitude da pequena menina de dedicar os minutos restantes do recreio para ajudar o andamento do jogo. A menina ficava tão feliz quando a peteca ia parar no chão, que ela corria para pegá-la. Agradecíamos e continuávamos o jogo. E lá estava a menina sentadinha esperando a peteca cair novamente. A menina encantava à minha amiga e a mim com seus gestos bondosos.
O sinal tocou e minha amiga comentou: “A família dela deve evangélica ou alguma coisa assim. Ela é muito boazinha”
Eu repliquei: “Acho que não. As crianças são mais gentis mesmo. Antes dela chegar, três menininhos também pegaram a peteca para mim.”
Minha amiga: “Pois é. E, depois, as pessoas mudam tanto.”

Isso me fez voltar ao tempo. Às vezes, rolava um frescobol na areia, e minha irmã e eu, quando não jogávamos, corríamos atrás da bola para dar continuidade ao jogo. Mamãe e o adversário ficavam felizes, afinal estavam poupando suas colunas.
Naquele dia de aula de esporte, Madonna disse às 36 crianças do projeto social Energia Olímpica que se reuniram com ela “Sejam gentis e boas pessoas”.

Eu digo, a TODOS, por favor sejam gentis e boas pessoas.

Texto escrito há 2 semanas.