quinta-feira, novembro 05, 2009

Opção dos apertados


Ônibus pega fogo em foto da capa de Época


Ainda me lembro do dia em que pedi à minha mãe para poder ir ao shopping de ônibus com amigos. Aquela foi a minha primeira vez usando o transporte coletivo do Rio de Janeiro - porém eu já havia usado o de outros países. Ela ficou preocupada com um possível assalto ou, até mesmo, de o ônibus ser carbonizado. Aquelas imagens assustadoras, vistas nos noticiários por nós, deixam, mais uma vez, a pulga ficar atrás da orelha dela. Não critico isso. Outra coisa relacionada aos ônibus é o caos do transporte público no Rio de Janeiro. O pessoal se aperta dentro do trem, ônibus, van, metrô... E os ônibus que vão para a parte nobre da cidade passeiam com poucos passageiros! Como assim? 100 pessoas num ônibus e 15 no outro? Voltam no colo de um desconhecido no bafo da van ou sendo encoxado enquanto está agarrado à barra?! Ah! Os desfavorecidos não têm outra opção; os favorecidos têm. OK. Realmente não sei que tipo de negócio há por trás das cortinas do meu ônibus.