sábado, setembro 19, 2009

A saga continua


Última quarta-feira, 16 de setembro, matei a aula da tarde. Estava chateada com os meus amigos e não aguentava mais olhar para a cara deles. Estudei português. Joguei tênis. Tomei banho. Por volta de 20h15min, eu acesso o statcounter.com e descubro um novo visitante no Croquis. Não é difícil identificá-lo. Infoglobo Comunicações S.A., Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil, Internet Explorer 6.0., Windows 2003, 1024x768 às 16:31:54 e depois às 18:58:23. Percebo que tenho chances de estar entre os 12 escolhidos. Às 20h32min, o telefone – que estava ao meu lado – vibra. “Unknown number”. Não hesito. Atendo e sou convidada para a dinâmica de grupo da Megazine. A ligação dura 1min45seg. A Josy, editora-assistente, diz que enviará um e-mail com mais informações. Atualizo a página do Gmail a cada 5 minutos. Nada. Tenho vontade, mas não posso desligar o laptop. Resolvo enviar um e-mail à Josy. Logo depois, eu recebo o e-mail com as informações adicionais. Confirmo a presença por escrito e coloco a identidade original e o título de eleitor na mochila. Ligo para a minha amiga que eu estava brigada pedindo para cancelar a aula de espanhol. Ela concorda e me apóia. A ansiedade toma conta da minha cabeça e atrapalha o meu sono.


17 de setembro. No recreio, procuro a Marize (professora de língua) para pedir dicas. Entro mais uma vez na minha caixa de entrada do Gmail. Só 6 pessoas sabem do que está acontecendo e faço de tudo para nenhuma palavra escapulir. Ajo normalmente. Mamãe me pega na escola, rumo à redação. Temos mapa, nomes de ruas e um vago conhecimento. A música alta me dá ânimo e evita com que eu caia no sono. Não vimos placa alguma e passamos da rua do prédio do GLOBO. Retorno. Freia, muda a marcha, aperta o botão, tira a chave, fecha a porta. Abre a porta, pega documentos, fecha novamente. Andamos até o prédio vermelho. A mulher não entende quando eu explico da promoção. Ops! Prédio errado. Atravessamos a rua. Prédio 35. Confirmo a informação com o meu lembrete de celular. Ganho crachá e caminho diretamente para uma salinha pequena. Igor já está sentado sozinho. Conversamos. Lorena chega. Todos apreensivos. Mais e mais pessoas vão chegando. Mamãe fica do lado de fora com outras mães. Josy chega. Eu já conhecia o pessoal graças a uma foto no “Por dentro do globo”. Josy nos guia até a salinha, onde acontecerá a dinâmica. Antes, uma esbarrada no João Buracão, no elevador. William, repórter, Valquíria, editora, Josy, editora-assistente, e um cara (?) analisarão a performance de todos durante a dinâmica. O nervosismo aumenta. Fico sentado ao lado do William em uma das extremidades da mesa. Sou a última a me apresentar, porém sou a primeira a responder a primeira pergunta. Cada pessoa fará uma pergunta e todos responderão. Tudo flui tranquilamente. Clima descontraído e perguntas esperáveis. Dou discretas olhadas nas anotações do William. Na minha vez, eu pergunto: “Se você pudesse entrevistar alguém, quem seria? E por quê?” Os jornalistas riem. É a pergunta que a Josy costuma fazer em todas as dinâmicas. Percebo que a Josy anota o acontecimento em seu bloco. No final da dinâmica, a Valquíria pergunta: “Qual seria a sua sugestão de pauta?”. Eu já tinha pensado naquela pergunta. Fui a primeira a levantar o dedo e contei um pouco sobre o estágio social. Todos parecem interessados. O fotógrafo chega e aqueles que já responderam saem para tirar a foto individual. Trocamos e-mails e blogs. Eu sugiro um encontro na comunidade da Megazine no Orkut. Vejo mamãe eufórica me esperando. Damos carona para uma das concorrentes. E, finalmente, chego em casa, apesar de apenas 5 horas dormidas, estou agitada. A luta não pára.

18 de setembro. Dia de saber quem está dentro e quem está fora. Não desgrudo do celular. No recreio, corro para o computador. Nenhum e-mail. Nenhuma ligação. Chego em casa morrendo de sono. Mesmo assim, ligo o computador. Pra que tanta demora? Canso de enrolar e resolvo recuperar o sono perdido. Acordo na novela das 19. O e-mail chegou. Estou fora do conselho. Uma única pergunta toma conta da minha cabeça: “Quem será que entrou?” A Lorena, eu já tinha quase certeza. Imaginava que o Igor fosse escolhido e foi. Confiava no Lucas também. Não cheguei a cogitar a Anna Paula como membro do conselho e, sim, como uma menina imatura ali só para quebrar o gelo. Aliás, eu já tinha visitado o perfil da Anna antes de quinta graças ao #megazine. Só fui reconhecê-lo hoje, ao reler "fiz até twitter pra não estudar pra física.". Os escolhidos não foram os que eu esperava. Não quero fazer um pré-julgamento. Só quero e vou acompanhar os cinco meses desse conselho, depois eu comentarei.
--
Editado (13 nov.): Ontem, eu recebi a visita da Anna Paula (conselheira) aqui. Diferentemente do que eu imaginava no dia da dinâmica, ela se mostrou uma menina esforçada com ótimas ideias, presente e seus textos têm sido de grande interesse. Não pretendo tocar mais nesse assunto, apesar da imagem geral do Conselho ser boa, quero zerar as possibilidades de futuros conflitos.