segunda-feira, outubro 26, 2009

Formulário Enem = Prova Enem + 113


Quando eu recebi o formulário do Enem (30 de setembro quando a prova seria nos dias 3 e 4 de outubro), como eu não queria deixar para a última hora, fui logo preencher. 293 perguntas - pelo menos eram multi-escolha. Olha que as pessoas ainda reclamam do Enem que tem 180 + redação! Parecia que eu estava fazendo uma prova, porque eu estava cheia de dúvidas. Quantos anos eu levei para concluir o ensino fundamental? No idea. Sei que nunca repeti. Quantos anos eu levei para cursar o ensino médio? Ainda não cursei todo. Enfim, marquei como se eu não tivesse repetido nenhum - o que não significa que eu não possa repetir este ano ou o próximo! Tive de dar nota ao ensino da escola, dizer quantos rádios eu tenho em minha casa, como ela é, a minha religião, se tenho preconceito e muitas outras questões. Fiquei vários minutinhos marcando as respostas. Não menti (conheço gente que não assinalou a opção verdadeira pois ficou com medo de ser presa).


No final das contas, eu gostei de ter respondido. É bom que saibam disso, e espero que façam alguma coisa quanto aos problemas que eu apresentei. Por exemplo: marquei insuficiente para a realização de projetos e palestras sobre promoção da saúde e prevenção a Aids e a doença sexualmente transmissíveis. Disse que tenho preconceito com usuários(as) de drogas, que os(as) professores(as) não têm autoridade, firmeza. Nessa: "Respeito aos (às) estudantes, sem discriminá-los" eu coloquei "sim". Hoje eu colocaria "não". Eu tenho percebido, no decorrer desses últimos dias, que alguns professores têm preconceito quando eu digo que farei Jornalismo. Eu disse "alguns", ou seja, não é somente um professor. Já falei aqui no Croquis que a relação entre a minha escola e a mídia não é das melhores - mesmo esta tendo aparecido na Globo News e até no O Globo, como um exemplo de instituição de ensino. Resolvi mudar o meu discurso para tentar diminuir esse tipo de julgamento. Porém não quero dizer "não sei" porque pareceria que sou uma pessoa indecisa e insegura. Não vou mentir. Acho que é melhor tentar enrolar; mudar de assunto ou fingir distraída. Vai depender do professor.


O número 123 foi uma das minhas prediletas. "Pensando nos conhecimentos adquiridos no Ensino Médio, como você considera o seu preparo para conseguir um emprego, exercer alguma atividade profissional? Resposta: Apesar de ter frequentado uma boa escola, eu me considero despreparada, pois não aprendi o suficiente para conseguir um bom emprego."

Números 215, 216 e 217. "Dos itens listados abaixo, quais são as três principais contribuições para a sua vida pessoal que você obteve ao realizar o Ensino Médio? (Atenção: indique apenas as três principais alternativas escolhidas.) 1. Obtenção de cultura geral/ampliação de minha formação pessoal 2. Formação humana e cidadã para ser uma pessoa melhor e mais respeitosa das diferenças 3. Formação básica necessária para continuar os estudos em uma universidade/faculdade"